Ícone do site Senador Wellington Fagundes

Aeroporto Marechal Rondon: Resolução da Conaero permite internacionalização

Ministério da Infraestrutura já autorizou a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, que agora poderá contar com linhas para vários países da América do Sul e do mundo.

O assunto foi pauta da reunião entre o senador Wellington Fagundes, o delegado da Receita Federal, Oldésio Silva Anhesini, e os secretários de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno, e de Cuiabá, Francisco Vuolo, nesta segunda-feira (02.12), em Cuiabá.

A operação de vôos internacionais requer a instalação de vários órgãos, como a Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura.

O espaço para a instalação de todos esses órgãos foi redimensionado por uma resolução da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), publicada esta semana no Diário Oficial da União. A partir de então, o Aeroporto Marechal Rondon, considerado de médio porte, precisará destinar, no mínimo, 39 metros quadrados para a instalação desses órgãos.

A atuação do senador Wellington Fagundes foi no sentido desse redimensionamento, já que a resolução anterior do Conaero definia um espaço maior para esses órgãos.

Ele lembra que a concessão do aeroporto prevê investimentos, como é o caso da construção de uma nova pista, permitindo pousos e decolagens de aeronaves de grande porte.

O delegado, Oldésio Silva Anhesini, explica que, até então, se tratava do cumprimento de normas que disciplinam a fase de alfandegamento de um aeroporto para operação de vôos internacionais. “Na verdade, o aeroporto já é alfandegado para cargas. Falta o alfandegamento de passageiros”, explica. Ele considera que isso deve incrementar o turismo e a economia de Mato Grosso.

O próximo passo, segundo ele, será elaborar um layout para a instalação de todos os órgãos. Quanto aos servidores, ele garante que já estão preparados para atuar.

O secretário de Turismo do Estado, Jefferson Moreno, diz que, além da Azul que aguarda pela internacionalização para operar um vôo direto ligando Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), outras empresas aéreas estão interessadas em fazer a ligação de Cuiabá com outros países, como é o caso do Peru.

O Francisco Vuolo, secretário de Turismo de Cuiabá, acredita que o Aeroporto Marechal Rondon poderá se transformar um hub de distribuição de vôos para toda a América do Sul e o mundo. “Temos muito a mostrar, atraindo turistas e investidores”, diz.

Da assessoria

Sair da versão mobile