Bombeiros em Poconé reforçam prevenção e combate aos incêndios

Bombeiros em Poconé reforçam prevenção e combate aos incêndios

A inauguração do Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros em Poconé, na sexta-feira passada, é um resultado concreto da Comissão Temporária Externa do Pantanal (CTE), criada no ano passado pelo Senado Federal para acompanhar as ações de combate e prevenção aos incêndios que atingiram o bioma. Pelo menos 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas.

A implantação desse pelotão envolveu recursos de R$ 1,6 milhão viabilizados pelo senador Jayme Campos (DEM-MT), membro da CTE. “Com esses recursos, foram adquiridos dois caminhões de combate ao fogo e um caminhão-pipa que vão atuar diretamente no pantanal”, comemora o senador.

Até então, o combate aos incêndios na região obrigavam o deslocamento de viaturas do Corpo de Bombeiros de Cuiabá para Poconé – uma distância de 100 km.

Estratégica

Quem também comemora a inauguração do pelotão é o senador Wellington Fagundes (PL-MT), que presidiu a CTE e realizou, em setembro do ano passado, uma audiência dos membros da comissão em Poconé, mais exatamente na região do rio Pixaim.

Estrutura

“Durante essa visita ao pantanal, conversei com muitos bombeiros e constatei a dificuldade que era deslocar efetivo e equipamentos a essa distância para o combate ao fogo”. Segundo ele, a constatação das dificuldades levou à decisão do senador Jayme em viabilizar esses recursos.

“Temos a certeza de que, com esse pelotão, o trabalho de prevenção e combate será muito mais eficiente”, avalia Wellington. “Ela é estratégica”.

No pelotão, estarão cinco militares (comandante, comandante adjunto e três soldados), que podem ser reforçados em casos dos incêndios florestais.

Recursos

No total, foram investidos R$ 2,6 milhões, somando-se os recursos do senador Jayme Campos e da parceria entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Prefeitura de Poconé, além do apoio da iniciativa privada.

A Comissão Temporária Externa do Pantanal estava formada pelos senadores de MT (Wellington Fagundes, Jayme Campos e Carlos Fávaro), de MS (Nelsinho Trad, Simone Tebet e Soraya Thronicke) e Esperidião Amin (SC) e Fabiano Contarato (ES).

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado

× Como posso te ajudar?