O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Instituto Politécnico de Viseu, de Portugal, deverão promover intercâmbio internacional visando ensino, pesquisa e extensão, além de serviços à comunidade.
O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (08.03) e contou com a participação do senador Wellington Fagundes, que representa o Senado Federal no evento.
Segundo o parlamentar, o principal foco do intercâmbio será na área do agronegócio, atendendo a principal vocação econômica de Mato Grosso.
“O IFMT é uma instituição atenta às demandas e necessidades dos setores produtivos,” frisou o reitor, Júlio César dos Santos. Para o reitor, o intercâmbio abre muitas possibilidades também em outras áreas e ambas as instituições devem receber estudantes.
O Instituto Politécnico de Viseu tem experiência em intercâmbio internacional de alunos e professores e tem intensificado essa ação. “Temos certeza que esta nova parceria vai resultar muito positivamente. As áreas de interesse, quer do Instituto Federal de Mato Grosso quer do Instituto Politécnico, são inúmeras”, disse o reitor, José dos Santos Costa.
O senador Wellington Fagundes lembra que o IPV tem muito a contribuir com Mato Grosso já que tem foco na área das ciências agrárias e da terra. Os cursos serão de curta duração e podem ser feitos remotamente.
A Missão Internacional ainda visitará nesta semana a Universidade de Oslo, na Noruega.