Ícone do site Senador Wellington Fagundes

Contorno Norte de Cuiabá é prioridade do governo federal

A conclusão do contorno Norte de Cuiabá foi apresentada, nesta quinta-feira (26.01), como prioritária entre as obras de infraestrutura em Mato Grosso pelo Ministério dos Transportes no Plano 100 Dias de Gestão. A inclusão foi comemorada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes (Frenlogi) em audiência com o ministro Renan Filho.

O parlamentar lembra que o projeto começou em 2005, quando foi realizado um convênio com a Prefeitura Municipal de Cuiabá. Na época, foram construídos pouco mais de 10 km em pista simples. Depois disso, a obra passou a ser de responsabilidade do governo do Estado em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e recebeu recursos de R$ 70 milhões – boa parte deles viabilizada pelo senador Wellington Fagundes.

Apesar da garantia dos recursos, a obra ficou parada por 10 anos e só avançou recentemente, com a duplicação do trecho que já estava pronto e a execução de outro ligando o entroncamento da MT-010 (estrada da Guia) até a MT-251 (estrada da Chapada dos Guimarães).

Hoje, o contrato assinado por um consórcio de empreiteiras com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) prevê a execução de 21,50 km, do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até a estrada de Chapada dos Guimarães em pista de concreto. O projeto inclui quatro viadutos, duas pontes sobre o rio Cuiabá, uma trincheira e passagens de nível.

Ao total, o contorno Norte deve ter 51,7 km, ligando a região do Coxipó (entrada de Cuiabá) até a saída para Jangada (BR-163).

Além dos recursos que já haviam sido liberados, o orçamento do Ministério dos Transportes para 2023 prevê investimentos de R$ 126 milhões.

“Cuiabá é o maior entroncamento rodoviário do Estado. Recebe fluxo de veículos que vão para o Sul e para o Norte do país. Com isso, o trecho urbano das rodovias federais acaba se transformando em um tormento para os motoristas, que enfrentam congestionamento e más condições da pista”, diz o senador. “Sempre lutei para que essa obra fosse realizada. Agora, estou animado com as boas notícias”.

O contorno Norte também vai impactar diretamente no trânsito urbano, já que vai interligar vários bairros de Cuiabá, contribuindo para ampliar a mobilidade.

Sair da versão mobile