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Wellington debate logística e infraestrutura em seminário da ABOL

Ascom/Gabinete

É com muito prazer que mais uma vez participo de um evento na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

E dessa vez para tratar de um tema tão significativo que são os desafios da logística no Brasil, nesse nosso imenso Brasil. E olha que esses desafios são muitos.

Quero parabenizar a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) pelos debates propostos nesse seminário. E pela escolha do local, em especial, que não poderia ser mais apropriado.

Falar de logística implica em falar de infraestrutura, seja ela rodoviária, ferroviária ou portuária. Uma coisa está relacionada diretamente com a outra.

Como receber, armazenar e distribuir produtos no tempo adequado sem boas rodovias, por exemplo?

Para termos ideia, pesquisa recente da CNT mostrou que 66% das estradas do Brasil estão em condições regular, ruim ou péssima. REPITO: 66% das estradas.

E eu tenho certeza de que vocês conhecem bem os problemas mais comuns de nossas rodovias: falta de pavimentação, buracos e falta de sinalização.

No meu Mato Grosso, que é o maior produtor do Brasil, a ausência de boas rodovias custa caro. A mesma CNT, meu caro amigo Vander Costa, estima que foram gastos 55 milhões de litros de diesel para o escoamento da última safra no meu Estado.

Um custo estimado em 250 milhões de reais ao produtor rural, que, além da demora em chegar aos portos ainda precisa lidar com a perda de parte da carga, se ela for de grãos.

E os operadores logísticos devem conhecer bem essa realidade, presidente Djalma, porque são eles os responsáveis pela logística das exportações do nosso agro.

Assim como são eles responsáveis pela distribuição de vacinas nos postos de saúde, das entregas do comércio online e tantas outras atividades econômicas.

Aliás, é bom lembrar que todos nós aqui neste auditório nos fazemos valer do trabalho dos operadores logísticos para seguirmos nossas vidas. Até para comer. Imagina um supermercado sem mercadoria na prateleira.

Pois é isso que ocorreria se não fosse o trabalho dos operadores logísticos para que essas coisas funcionem.

Para finalizar, senhoras e senhores, gostaria de colocar nossa Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, a Frenlogi, à disposição de todos.

Contem com nosso trabalho no Congresso Nacional pela melhoria da infraestrutura nacional e, consequentemente, por melhorias para o segmento de logística.

Por fim, faço apenas um pedido:

Não desanimem. Juntos, temos muito a produzir pelo nosso gigante Brasil.

Muito obrigado!

 

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