Ícone do site Senador Wellington Fagundes

Obras concluídas: Wellington divulga resultados expressivos em MT e projetos do DNIT para 2020

Departamento terá um aumento de quase 100% dos recursos para execução de projetos e obras no ano que vem.

O ano de 2019 representou grandes avanços para o setor de infraestrutura em Mato Grosso e o trabalho parlamentar junto ao Poder Executivo, em Brasília, fez com que os recursos destinados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) praticamente dobrassem. Muitas obras foram concluídas, de Sul a Norte do Estado, beneficiando quem produz, exporta e principalmente a segurança de quem trafega por nossas estradas.

O senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), visitou a sede do DNIT para fazer um balanço dos projetos já executados e aqueles que estão por vir. Segundo ele, houve uma ampliação acima do previsto dos recursos destinados ao órgão para o ano que vem. “Saltamos de R$ 5 bilhões para R$ 8 bilhões em investimentos. Isso foi fruto do trabalho de toda a bancada federal, os congressistas, o DNIT e o Ministério da Infraestrutura, mostrando que vale a pena investirmos em nossas estradas, pois gerará muitos empregos, que é o que o Brasil mais precisa nesse momento”, comemorou o parlamentar.

Para o diretor-geral do DNIT, General Santos Filho, o grande desafio, neste ano, estava na BR-163. “Conseguimos concluir a pavimentação, no Pará, que era um sonho de dezenas de anos. Também tivemos outras conquistas, como o prosseguimento na BR-364. O ano que vem é um ano de desafio, mas se mostra muito promissor. Daremos andamento à conclusão da iluminação da travessia urbana da BR.158 em Nova Xavantina, além de continuidade nos projetos das BRs 070 e 174”, adiantou Santos Filho.

Wellington também ressaltou os avanços na BR-163, considerada a espinha dorsal do escoamento de grãos no país. “Em especial para nosso Estado, porque o escoamento da área Norte se dá através da rodovia”, completou. Segundo ele, existe agora, também, a possibilidade de ampliação da ferrovia Ferronorte, para que ela siga até Cuiabá e de lá até o chamado “Nortão mato-grossense”.

As autoridades acrescentaram que a Ferrovia Fico tem projetos em andamento para ligar Mara Rosa (Goiás) a Água Boa (MT), e também segue ativo o projeto de concessão da ferrovia Ferrogrão. Foram concluídas também todas as pontes da BR-242 e a perspectiva é de que a duplicação das vias de acesso de Rondonópolis a Cuiabá seja finalizada ainda no ano que vem.

“Hoje, na BR-163, por exemplo, reduzimos o número de acidentes diminuímos em mais de 80%, e esta é uma amostra expressiva de que o trabalho que temos feito verdadeiramente salva vidas”, avaliou o senador. Ele adiantou que trabalhará também, em 2020, pela conclusão das rodovias que ligam Juína a Vilhena (RO) e Cáceres a Porto de Morrinhos (MT). “Da mesma forma, pela BR-174 até Colniza, onde já trabalhamos na manutenção para melhorar a trafegabilidade durante o ano todo”, finalizou Wellington Fagundes.

 Da Assessoria

Sair da versão mobile