O senador Wellington Fagundes (PL-MT) tem sido uma das vozes mais atuantes na implementação do piso nacional da enfermagem. Desde 2022, quando o Congresso Nacional aprovou a PEC 42/2022 (EC 142), ele trabalha para garantir que esses profissionais recebam um salário digno de suas importantes funções.
Nesta terça-feira (18.04), o Poder Executivo envia ao Legislativo a proposta que abre crédito de cerca de R$ 7 bilhões para o pagamento do tão aguardado piso. A medida contempla enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do setor público, de entidades filantrópicas e de prestadores de serviço com atendimento mínimo de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
>> Leia o discurso do senador sobre o piso de enfermagem em 24.11.2021.
Wellington ressalta a importância e valorização dos profissionais para a saúde dos brasileiros. “Os baixos salários têm levado a uma escassez crônica de profissionais de enfermagem em todo o país, prejudicando a qualidade do atendimento de saúde e colocando em risco a vida de milhões de pessoas”, explicou. “A batalha pelo piso salarial da enfermagem tem sido uma luta árdua”, completou.
No Senado, Wellington vai continuar aprovando medidas que levem dignidade aos profissionais de saúde do Brasil.