Ícone do site Senador Wellington Fagundes

Reuniões no Ministério da Saúde e MCTI abordaram apoio às universidades

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares, levaram à ministra da Saúde, Nísia Trindade, a preocupação quanto à compra de equipamentos e outros materiais necessários para colocar em funcionamento o novo Hospital Universitário Júlio Muller, que está em construção nas proximidades da estrada que liga Cuiabá e Santo Antônio de Leverger.

A obra é realizada em parceria pela UFMT e o governo do Estado, um investimento total de R$ 218 milhões. Construído em uma área de 147 hectares, o hospital será um dos maiores de Mato Grosso. Serão oito blocos, com 228 leitos de internação, 68 de repouso e 63 de UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais, além de 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame e 21 salas para banco de sangue e triagem.

“As obras avançam dentro do cronograma feito. Agora, é hora de nos preocuparmos com o futuro funcionamento desse hospital”, explicou o parlamentar.

“Esse hospital é fundamental para atender aos cursos da área de saúde, contribuindo para uma melhor formação desses profissionais”, avalia o reitor.

O senador também pediu apoio às atividades do Distrito Sanitário Especial (Desai), cuja direção está relacionada à Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS-SESAI). “Apresentamos, também, uma proposta para convênio junto à administração do MS/SESAI para a formação e capacitação de profissionais da saúde indígena, para a organização dos processos de trabalho em todos os níveis do Distrito Sanitário Especial Indígena”, destacou.

Ainda com a ministra da Saúde, o senador apresentou proposta para a formação de parcerias com a Marinha do Brasil, Tribunal de Justiça e prefeituras da região, além de organizações não governamentais presentes no pantanal de Mato Grosso para a formação de agentes de saúde voluntários para o atendimento da população, implantação de programas permanentes de prevenção, atendimento médico e odontológico, bem como na melhoria da infraestrutura de saúde nas cidades e comunidades localizadas no entorno.

Já no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o senador solicitou agilidade na implantação definitiva do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), que funciona dentro do campus da UFMT e aguarda a nomeação de quadro de funcionários e liberação de recursos.

O reitor Evandro Soares colocou à disposição do INPP uma Base Avançada de Pesquisas do Pantanal, estrutura que atende a pesquisadores e que está localizada em pleno bioma.

O INPP deve ser visitado, em breve, pela ministra Luciana Santos. O convite foi feito pelo senador Wellington Fagundes durante audiência nesta quarta-feira (08.02).

Sair da versão mobile