A Prefeitura de Rondonópolis recebeu hoje (19.06) os primeiros 20 respiradores que foram enviados diretamente pelo Ministério da Saúde após intermediação do senador Wellington Fagundes (PL-MT). Eles estão destinados ao Hospital Municipal que conta com uma ala recentemente reformada e destinada a receber os pacientes com covid-19. Com isso, Rondonópolis passa a contar com 51 leitos para atender os casos mais graves.
“Levamos essa demanda do município ao Ministério da Saúde e mostramos a urgência no atendimento, já que Rondonópolis é pólo de uma região com 19 municípios e 550 mil habitantes. Até então, eram 31 leitos para atender os casos mais graves do covid-19 e a taxa de ocupação passava dos 80%”, lembra o senador.
Além desses 20 novos respiradores, a cidade deve receber outros 10 que estão sendo repassados pelo Ministério da Saúde por intermédio do governo do Estado.
Hoje, Rondonópolis registra 21 óbitos e quase 700 casos e o alto índice de ocupação das UTIs levou o prefeito José Carlos do Pátio a adotar medidas mais sérias, como a proibição de venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos varejistas, atacadistas, distribuidores e fabricantes, assim como a utilização do cachimbo conhecido como “narguilé”.
O toque de recolher começa às 19 horas e vai até as 05 do dia seguinte e, nos finais de semana e feriados, está proibida a circulação de pessoas.
“Temos muito a agradecer ao senador, que se sensibilizou com a situação do nosso município e está atento aos problemas causados pela pandemia”, disse o prefeito. Segundo ele, os novos respiradores ajudarão a salvar muitas vidas.
Da assessoria
Foto: Agência Senado