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Senador cobra do Dnit planejamento e execução de obras

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O senador Wellington Fagundes (PL-MT) aproveitou a sabatina de diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nesta terça-feira (04.07), para lembrar e cobrar soluções para problemas nas rodovias de Mato Grosso. Durante reunião da Comissão de Infraestrutura, o parlamentar mostrou conhecimento e preocupação com a situação das BRs 163, 158 e 242.

Os senadores avaliaram o relatório de Wellington Fagundes à indicação de Fábio Pessoa da Silva Nunes para a diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Dnit. Além disso, analisaram também os nomes de Fabricio de Oliveira Galvão (diretor-geral), Carlos Antonio Rocha de Barros (diretor executivo) e José Eduardo Guidi (diretor de Infraestrutura Ferroviária).

A BR-158 é uma rodovia longitudinal federal brasileira que atravessa o país de norte a sul

Durante seus questionamentos, o senador mato-grossense procurou saber qual o plano do Dnit para o escoamento da safra 22/23. “O Plano Safra foi lançado e hoje temos diversos relatos dos produtores que não conseguem escoar os grãos da atual safra”, relatou. “Qual o planejamento da diretoria para o escoamento futuro?”, questionou.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deverá colher 315,8 milhões de toneladas de grãos na safra 22/23, um volume 15,8% maior do que o da temporada anterior.

Questão ambiental

O senador demonstrou, também, preocupação quanto à dificuldade no avanço de obras por falta de licenças ambientais. Ele lembrou que melhorias nas rodovias 158 e 242 estão paradas por falta das licenças. “Já existem recursos reservados para as obras, mas as licenças não saem de forma alguma e as melhorias ficam sempre para o futuro”, criticou. “De que forma o Dnit pode enfrentar esse problema?”, perguntou.

Outra preocupação de Wellington Fagundes diz respeito às estradas que cortam cidades. Em Rondonópolis, sua cidade natal, lembrou da necessidade da duplicação da ponte sobre o córrego do Lourencinho. “É uma ponte de apenas 40 metros. A ausência da duplicação leva perigo e acidentes aos usuários da rodovia”, afirmou.

Recursos existem

Aos novos diretores, o parlamentar informou que o Dnit conta com orçamento de R$ 17 bilhões. “Precisamos saber o que foi aplicado até agora e qual o planejamento para a utilização desses recursos até o fim do ano”, avaliou.

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