O senador Wellington Fagundes reforçou hoje (13.11) a importância da união de forças para debelar os incêndios que afetam o pantanal. As chamas já consumiram pelo menos 30 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas, considera o maior refúgio de onças pintadas do mundo. Além disso, há focos de incêndio na região de Mimoso (distrito de Santo Antônio de Leverger), Barão de Melgaço e Cáceres.
O assunto foi levado pelo senador na reunião na Comissão de Direitos Humanos, do Senado Federal, hoje pela manhã.
Numa reunião na manhã desta segunda-feira, no comando do Corpo de Bombeiros, houve um reforço do pedido do governo do Estado por ajuda das forças nacionais no combate aos incêndios.
A previsão da meteorologia prevê temperaturas em torno de 40º, baixa umidade relativa do ar e ausência de chuvas, o que contribui para a ampliação dos incêndios.
“Considero fundamental a união de todos, incluindo proprietários de áreas no pantanal, organizações não governamentais, voluntários, Corpo de Bombeiros e força nacional. Foi isso que contribuiu para evitar que a tragédia de 2020 fosse ainda pior”, avalia. “Não adianta ficar brigando pelo protagonismo. O importante é conter as chamas”.
Em 2020, pelo menos 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas no pantanal, na maior tragédia ambiental já registrada no bioma.
A reunião desta segunda-feira contou com a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também estiveram na reunião o governador interino, Otaviano Pivetta, a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges.