O senador Wellington Fagundes (PL/MT) está na contagem regressiva para o início da Exposul em Rondonópolis, sua terra natal, que começa nesta segunda feira e segue até o próximo dia 10. Fagundes que também é veterinário, comemora com entusiasmo os 50 anos desta, que é uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do Brasil. Um evento que segundo ele, já faz parte da história da população, sempre com oportunidades de negócios e muito entretenimento aos visitantes.
“A Exposul não é apenas uma feira, é uma celebração da nossa cultura, da nossa economia e do espírito trabalhador do povo de Rondonópolis e de toda a região. São 50 anos de história, de desenvolvimento e de união em prol do crescimento do agronegócio e da nossa comunidade”, afirmou o senador.
Desde a sua primeira edição em 1967, a Exposul tem sido um ponto de encontro para pequenos agricultores, pecuaristas e grandes empresários, promovendo a troca de conhecimentos e o fechamento de negócios que impulsionam a economia local e estadual. Ao longo das décadas, a feira evoluiu e se modernizou, ganhando novas atrações e ampliando seu impacto.
“Para nós, a Exposul é um segundo Natal. A cinquentona está aí para ser comemorada e nós comerciantes estamos todos preparados. Até aumentamos o quadro de funcionários, porque esta época é muito esperada e faz muita diferença para a economia de toda a nossa região”, afirma o proprietário da West Country de Rondonópolis.
O Senador Wellington Fagundes relembra com saudade sua participação ativa na 16ª Exposul, quando atuou como presidente da feira e contribuiu significativamente para que a exposição fosse realizada em maior amplitude. “Muita gente nem sabe, mas as primeiras edições foram realizadas na Vila Operária e só em 1984, lutamos muito para reerguer e reestruturar a Exposul dentro de 50 hectares no Parque Wilmar Peres de Faria. Nesta época, fui presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade e lembro bem do apelo dos nossos apoiadores. A feira cresceu tanto e hoje é referência em sua grade de shows e número de expositores”, ressalta Fagundes.
Além das tradicionais exposições agropecuárias, o evento deste ano contará com uma programação diversificada que inclui shows com grandes artistas, rodeios, e uma série de atividades voltadas para toda a família. A tão esperada arena de rodeios, inaugurada em 1999, continua sendo uma das grandes atrações, garantindo momentos de emoção e entretenimento para o público.
“Não tínhamos dúvida de que Rondonópolis entraria no ranking das maiores feiras do Brasil. E hoje, ao celebrarmos 50 anos de Exposul, vemos o quanto crescemos e o quanto ainda podemos crescer. Estou muito comovido este ano mais ainda, porque a Exposul é uma festa que celebra nossas raízes e nosso futuro. É uma oportunidade para mostrar a força do agronegócio de Mato Grosso e para reforçar os laços de amizade e cooperação entre todos os participantes. Por isso, convido todos para comemorar essa trajetória de sucesso a partir desta segunda”, concluiu Fagundes.