Quatro servidores do Instituto Federal de Mato Grosso poderão fazer estágio na Norwegian University of Life Sciences, na Noruega. Esse é mais um resultado dos termos de cooperação que vem sendo assinados pela comitiva do IFMT, Senado Federal e governo do Estado.
O estágio dos quatro servidores será de muita utilidade para a criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada, um projeto do IFMT que tem o apoio do governo do Estado e do Senado Federal, representado pelo senador Wellington Fagundes.
“Eles estarão aprendendo as mais avançadas pesquisas”, diz o senador. E os resultados desse aprendizado serão levados, também, aos alunos do IFMT.
Norwegian University of Life Sciences é uma instituição pública de ensino superior no Sudeste da Noruega e desenvolveu, no Grupo de Robótica Agrícola, um robô autônomo chamado de “Thorvald”, além de outras tecnologias destinadas à agricultura de precisão. O grupo é liderado pelo professor Antonio Candea Leite.
As principais áreas de pesquisa do grupo, composto por cerca de 30 pesquisadores, professores e engenheiros da Faculdade de Ciências e Tecnologia (REALTEK) vão desde a semeadura de precisão autônoma até a capina e colheita. A equipe também desenvolve ferramentas e implementos agrícolas utilizados em todas as etapas da operação no campo.
Segundo o senador, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada de Mato Grosso será fundamental para desenvolver novas tecnologias aplicadas à agricultura, mas também para a indústria e serviços, atuando na inovação e novos softwares, assim como apoiar novos empreendimentos em Mato Grosso.