O parlamentar destinou recursos para a realização das obras
O senador Wellington Fagundes celebrou o anúncio feito pelo Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) nesta sexta-feira (18), sobre a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a criação do primeiro curso de Medicina no município de Barra do Garças. A portaria, publicada no Diário Oficial, oficializa o curso, que oferecerá 49 vagas, com inscrições para o vestibular a partir de 2 de novembro e início das aulas em 11 de novembro.
Fagundes trabalhou intensamente para viabilizar o projeto, destinando recursos de emendas parlamentares para as obras de infraestrutura necessárias.
“Consegui alocar recursos de emenda parlamentar para que a prefeitura pudesse realizar essas obras. Agora, estou comemorando essa notícia tão esperada e merecida para a população”, afirmou o senador.
As reformas e ampliações de unidades de saúde em Barra do Garças, como a do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, foram essenciais para a autorização do curso. Essas obras foram viabilizadas por um convênio de cerca de R$ 6 milhões entre a prefeitura e o Governo do Estado, além da emenda parlamentar destinada pelo senador.
Com um conceito final de 4,44 (em uma escala de 1 a 5), atribuído após vistoria do MEC em setembro do ano passado, a Univar se prepara para iniciar o curso, que formará novos profissionais de saúde, atendendo à crescente demanda da região e impulsionando o desenvolvimento local.
O senador ressaltou ainda que o curso de medicina em Barra do Garças beneficiará toda a região do Araguaia.
“Não estamos favorecendo apenas Barra do Garças, serão mais de 20 municípios atendidos com esse curso. A população será amplamente amparada com a formação desses profissionais, garantindo mais qualificação, saúde e desenvolvimento regional”, concluiu Fagundes.