Ícone do site Senador Wellington Fagundes

Wellington Fagundes preside sessão especial do Senado Federal, em homenagem à Medicina Veterinária

Em homenagem aos profissionais da Medicina Veterinária, foi realizada no Senado Federal, nesta sexta-feira (15/12), uma sessão especial, requerida e presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL/MT), que celebrou os 90 anos de regulamentação do exercício profissional da atividade, os 55 anos de criação do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, e a eleição da primeira mulher para presidir o CFMV, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida.

Ao abrir o evento, o senador Wellington, que é médico veterinário, falou da evolução da profissão.

Desde a minha graduação, em 1979, e muito antes dela, a Medicina Veterinária no Brasil tem evoluído e se mostrado uma atividade essencial para a preservação da saúde animal, ambiental e humana”, disse.

O Presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, agradeceu aos colegas que  ajudam a escrever a história da profissão. “O senador Wellington demonstrou aqui o que é a veterinária. Nossa missão é trabalhar para a sociedade, da qual fazemos parte, quero agradecer e dizer que o conselho é de todos e não podemos errar”, declarou.

Homenagens

Ana Elisa  lembrou que essa é a primeira vez na história que o Senado recebe uma solenidade de posse de um conselho profissional, afirmando que o dia 15 de dezembro de 2023 também entrará para a história da medicina veterinária. Caro colega, amigo e senador Wellington Fagundes, nossos cumprimentos e agradecimentos por nos abrir a porta desta Casa, não só nesta tarde, mas em todos os momentos que nós o procuramos para tratar dos projetos”, agradeceu.


Ana
afirmou que hoje começa um novo capítulo da história do CFMV.

Começamos a escrever um novo capítulo para o sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais, para a própria medicina veterinária e para a zootecnia brasileira. Um novo momento, um momento de transparência, de integração, de valorização da medicina veterinária e da zootecnia. Valorização também dos nossos funcionários que incansavelmente trabalham para entregar um serviço de qualidade. A eles também vai o nosso agradecimento especial”, discursou.

Reconhecimento

Ainda durante a sessão, foi entregue a Comenda Muniz de Aragão, que é um reconhecimento do Conselho Federal de Medicina Veterinária aos médicos- veterinários que tenham prestado relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar, à Senhora Elizabeth Regina Rodrigues da Silva, Primeira-Tenente Oficial Veterinária Temporária do Exército Brasileiro.

Também foi entregue o Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho para a Médica-Veterinária EkaterinaAkmovna Botovchenco Rivera, e para o Médico-Veterinário Alberto Neves Costa.

O Prêmio Professor Octávio Domingues, referente ao ano 2019, foi entregue ao zootecnista Rui da Silva Verneque,  referente ao ano 2022 aos zootecnistas João Ricardo Albanez e  AntelmoTeixeira Alves e ao ano de 2023 ao  zooecnista Aldir Fernandes de Souza França

Convidados

Entre os convidados, estavam Altair Santana de Oliveira – Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, na ocasião, representando os presidentes dos Conselhos Regionais, Josélio Andrade Moura – Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária;  Marinaldo Divino Ribeiro – Presidente ABZ – Associação Brasileira de Zootecnia; e SWalterMotta Ferreira – Presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia.  

Sair da versão mobile