“Finalmente, Mato Grosso poderá acessar a Ferrovia Norte/Sul e escoar a produção agrícola com preços mais competitivos”. A comemoração é do senador Wellington Fagundes, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes, ao se referir à emissão de licença, por parte do Ibama, para a instalação da ponte sobre o rio Araguaia, obra fundamental para a pavimentação do trecho da BR-080 entre Ribeirão Cascalheira (MT) e São Miguel do Araguaia (GO).
A licença de instalação foi emitida ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que prevê a pavimentação de 190 km.
Segundo o senador, a rodovia vai se transformar em um dos principais eixos de desenvolvimento para a região do Araguaia, que poderá escoar a produção agrícola pela BR-158, passando pela BR-080 até a Ferrovia Norte/Sul e o porto de Itaqui, no Maranhão, considerado o mais estratégico para Mato Grosso.
“Os recursos para essas obras estão garantidos por emenda da bancada federal de Mato Grosso”, diz o senador.
O parlamentar também comemorou, esta semana, a notícia da conclusão da pavimentação da BR-163, no trecho entre Novo Progresso e Moraes Almeida, no Pará. O trecho de 51 km era considerado um dos mais críticos, impedindo o tráfego de caminhões no período das chuvas. A obra foi concluída numa parceria entre o Dnit e o Exército Brasileiro.
‘Finalmente, depois de mais de 40 anos, a BR-163 está totalmente asfaltada entre Mato Grosso e o Pará”, conta Wellington.
Segundo ele, a rodovia pode concentrar 50% do escoamento da safra agrícola de Mato Grosso, que tem como destino o porto de Miritituba e o mercado internacional. “Além disso, a pavimentação deve reduzir o custo do frete, aumentando a competitividade dos nossos produtos”, avalia.
A obra deve ser entregue pelo governo federal até o final do ano.
Da assessoria