“Um espaço para promover a Justiça e a cidadania”. Assim definiu o senador Wellington Fagundes o novo Fórum Trabalhista inaugurado em Lucas do Rio Verde nesta segunda-feira (16.12). O prédio vai abrigar as duas varas do trabalho na cidade, além de auditório e posto bancário e foi construído para reduzir o consumo de energia e o calor externo, o que deve lhe conferir o Selo A pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). “Este seria o primeiro prédio da Justiça do Trabalho a conquistar isso”, diz o senador.
Para conseguir a redução no consumo de energia, o prédio foi construído com telhados acústicos, paredes grossas e pintadas em cores mais claras, vidros refletivos, laje com isopor, sistema de aproveitamento da água das chuvas, painéis fotovoltaicos, iluminação em led e sistema de refrigeração modelo VRF.
“Esse prédio é resultado da união de esforço de vários setores da sociedade”, disse a desembargadora Eliney Veloso, da 23ª região, que participou da cerimônia.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, lembra que o novo fórum faz parte do Espaço Cidadão, que reúne em um único local diversos serviços públicos, como o Fórum da Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. “Isso facilita o acesso e dá mais conforto ao cidadão”, diz.
O prédio tem 1.800 m2 e foi construído em parceria pela prefeitura e o TRT, com participação do senador Wellington Fagundes via emenda parlamentar.