Notícias

Reta final: Senador de Mato Grosso mantém trabalho em Brasília para atender 100% dos municípios

Mesmo após decretado o recesso parlamentar, que se dá oficialmente com a aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) se mantém em Brasília, buscando recursos orçamentários para atender o maior número possível de municípios mato-grossenses. “De preferência 100% deles”, afirmou o senador, confiante.

Tão logo passou o feriado do Natal (24 e 25 de dezembro), Wellington desembarcou na capital federal nesta quinta-feira, 26, para cumprir uma extensa agenda nos ministérios, em busca de recursos para diversas áreas, como infraestrutura, transportes, assistência social, saúde e educação. O hábito de ficar “após o expediente” é costumeiro para o parlamentar, que é vice-presidente da Frente em Defesa dos Municípios, e afirma que o serviço “somente se encerra com o empenho e a liberação de todos os recursos que faltam para executar  projetos importantes nos municípios”.

Na Secretaria de Governo da Presidência, junto ao general Luiz Eduardo Ramos, tratou da liberação dos limites orçamentários para atendimento das demandas solicitadas em cada um dos ministérios que procurou posteriormente.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, participou de reunião junto ao ministro Gustavo Canuto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes; e o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra, para  tratar dos incrementos orçamentários que beneficiarão o país em todas as áreas prioritárias do governo Bolsonaro.

No Ministério da Saúde, buscou o desentrave de recursos para os Hospitais Regionais de Sorriso e Rondonópolis (via Governo do Estado), bem como a atenção básica em saúde para Vila Bela da Santíssima Trindade, Sapezal, Novo Mundo, Juruena, Brasnorte e Novo São Joaquim.

Na Educação (MEC), conseguiu a liberação de recursos para cinco Institutos Federais de Mato Grosso: em Cuiabá (S. Vicente e Bela Vista), Rondonópolis, Guarantã do Norte e Tangará da Serra. Além disso, solicitou apoio à construção de escolas militares, em conjunto com o Governo do Estado; bem como parceria para o desenvolvimento de cursos de medicina na região de Barra do Garças e a autorização de cursos de graduação para o município de Colíder e região.

Na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), buscou a incrementação financeira para construção de mais de 20 pontes por todo o Estado, além da conclusão de um parque em Sinop, e a tão sonhada avenida W11 em Rondonópolis – também em conjunto com o Governo de Mato Grosso.

Em audiência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wellington tratou da liberação de recursos para a conservação das estradas vicinais que permitem o tráfego dos pequenos produtores, principalmente para escoamento da safra em diversos municípios do Estado.

“Eu sempre estou aqui em todos os finais de ano, porque o Mato Grosso é um Estado grandioso e em desenvolvimento, que precisa de recursos em todas as áreas. Mas é um Estado que já traz respostas significativas ao Brasil, sendo o ente que mais cresce em nosso país”, concluiu o senador que, como relator setorial do orçamento geral da união, está atuando também para priorizar recursos para combate à violência contra a mulher; o desenvolvimento da igualdade racial; e a construção de centros de convivência e atendimento aos idosos.

Da Assessoria