Os casos passaram de cerca de 3 mil, em março, para quase 17 mil, no mês retrasado
Um levantamento realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, divulgado no mês passado, apontou que as denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa mais do que quintuplicaram de março a maio deste ano. Isso se dá principalmente por conta da pandemia do Covid 19. Os casos passaram de cerca de 3 mil, em março, para quase 17 mil, no mês retrasado.
O assunto será discutido nesta quinta-feira (16.07, às 18h00 – horário MT) numa live coordenada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) e que vai estar acessível ao vivo pelo canal do parlamentar no youtube.
Além do senador Wellington, também participam da live o senador Paulo Paim (PT-RS), o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, a assistente social Marlene Anchieta, o presidente do Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de MT e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Francisco Bentinho, a presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios, Tayane Castro, e Izandir Rezende, presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/MT.
“Os idosos passaram a integrar o grupo prioritário de atendimento nas medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar durante a emergência de saúde pública relativa à pandemia de Covid-19”, lembra o parlamentar.
A inclusão foi possível por emenda de sua autoria ao projeto de lei aprovado, por unanimidade, pelo Senado Federal, que torna essenciais as medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar e outros tipos de violência.
Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os idosos tornaram-se consideravelmente mais visíveis na sociedade por pertencerem à categoria mais vulnerável. Relatório da Organização das Nações Unidas mostra que a pandemia está colocando as pessoas mais velhas em maior risco de pobreza, discriminação e isolamento.
Em Mato Grosso, outro problema enfrentado é o desemprego. Pesquisa do IBGE mostra que o número de desempregados de pessoas acima de 60 anos passou de 1 mil para 4 mil no primeiro trimestre deste ano. O crescimento é de 300%. Já a Fiocruz aponta que 36% dos idosos em Mato Grosso perderam parte ou totalmente a renda.
“É preciso adotar mecanismos de proteção para a renda que permitam garantir o isolamento social dos idosos”, defende Wellington. “Pelo menos 10 milhões de brasileiros dependem da renda dos idosos”.
Para assistir ao vivo, acesse: https://youtu.be/5vCvnUThonI*
Da assessoria