O pantanal de Mato Grosso ganha um novo reforço com a inauguração, nesta quinta-feira (01.02), da Agência Escola Flutuante Piquiri. O barco, que pertence à Marinha do Brasil, vai atuar em toda a região com cursos profissionalizantes voltados para o transporte aquaviário principalmente para as comunidades ribeirinhas mais afastadas, além da desobstrução de rios, fiscalização da segurança no tráfego aquaviário, socorro aos usuários e combate aos incêndios, além de ações nas áreas de saúde e educação.
A solenidade de entrega do barco escola foi presidida pelo vice-almirante Iunis Távora Said, do 6º Distrito Naval, e contou com a presença do senador Wellington Fagundes, do comandante da Capitania de Portos de Mato Grosso, capitão de Fragata Jorge Henrique Correia Marinha de Sá, o deputado estadual Júlio Campos e outras autoridades militares.
A embarcação foi cedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e foi adequada para se transformar em escola com capacidade para 20 alunos, assim como para atender às outras ações previstas.
O senador Wellington Fagundes reforçou a importância desse trabalho numa região que registra grande atividade aquaviária, principalmente envolvendo o turismo de observação da natureza e a pesca esportiva. Além disso, ele lembrou das dificuldades de acesso a algumas regiões do pantanal, situação imposta pela própria topografia do bioma em que várias áreas vivem inundadas no período das chuvas, além do reduzido número de estradas. “Em algumas regiões, o deslocamento só pode ser feito de barco”, lembra.
O parlamentar também lembrou da importância da atuação da Marinha do Brasil no combate aos incêndios no pantanal em 2020 e acredita que o trabalho de prevenção deve ser intensificado.
O barco deve ficar ancorado em Cáceres, mas vai percorrer as comunidades ribeirinhas de todo o pantanal.