Notícias

Comissão de Infraestrutura aprova projeto de Wellington Fagundes que dá nome a trecho da BR-163

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (11) o projeto de lei do senador Wellington Fagundes (PL-MT) que denomina o trecho da BR-163, entre Guarantã do Norte (MT) e a divisa com o Pará, como Rodovia Pedro Satélite.

A proposta (PL 600/2024) segue agora para a Câmara dos Deputados, salvo apresentação de recurso por ao menos nove senadores para análise em Plenário.

Autor do projeto, Wellington Fagundes ressaltou a importância de Pedro Inácio Wiegert, mais conhecido como Pedro Satélite, para o desenvolvimento da região. Empresário do setor de transporte e figura política influente, Satélite foi vice-prefeito e prefeito de Guarantã do Norte, além de deputado estadual por oito mandatos.

— O transporte de passageiros naquela época fazia de tudo: carregava galinha, levava a produção rural para as cidades… Ele também promoveu o desenvolvimento de toda essa região — destacou Fagundes.

O relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), propôs que o nome da rodovia fosse Pedro Satélite, em vez do nome completo do homenageado, alteração que foi acolhida pela comissão.

Reconhecimento da trajetória

Pedro Satélite nasceu em Santa Catarina, mas se estabeleceu no Mato Grosso em 1978, onde sua empresa de transportes foi essencial para a mobilidade de migrantes e o crescimento do norte do estado. Durante a reunião da CI, o senador Jayme Campos (União-MT) elogiou a iniciativa de Wellington Fagundes e classificou a homenagem como “justa e merecida”.

Com a aprovação da proposta, a BR-163 mantém a denominação Senador Filinto Müller em sua totalidade, enquanto o trecho de Cuiabá a Santarém permanece como Jonas Pinheiro e, agora, o trajeto entre Guarantã do Norte e a divisa com o Pará passa a se chamar Pedro Satélite.

Fonte: Agência Senado