Cuiabá se prepara para receber o II Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas: Desenvolvimento e Sustentabilidade. O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio e contará com a presença do senador Wellington Fagundes (PL-MT), de autoridades do Governo Federal e do Judiciário.
Com inscrições gratuitas (clique aqui), o Congresso organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) reunirá especialistas nacionais e internacionais em nove painéis temáticos e palestras.
Wellington Fagundes, que preside a Subcomissão Permanente de Proteção ao Pantanal do Senado, diz acreditar ser esse o momento de se aprofundar as discussões sobre produção e sustentabilidade. “Mato Grosso é o estado que mais produz no Brasil”, lembra. “Nós temos riquezas naturais ainda pouco exploradas, que podem trazer produção e tecnologia para que seja feita com sustentabilidade, pois hoje o mundo exige o respeito ao meio ambiente”, afirma.
Lugar no mundo
No início de abril o parlamentar se reuniu com o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo. À época, Ricardo resumiu os objetivos do Congresso. “Essa é uma discussão voltada para quem somos nós no Brasil, quem é Mato Grosso no mundo. Qual é a nossa responsabilidade, como podemos ajudar na segurança alimentar do mundo”, questionou. “Temos que discutir as nossas questões, temos que discutir a nossa Amazônia, o nosso Cerrado e o nosso Pantanal e nós estamos fazendo isso, estamos fazendo a lição de casa”, concluiu.