O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, agradeceu o apoio e articulação do senador Wellington Fagundes (PL-MT) em favor da educação do município. Ele esteve em Brasília, nesta quinta-feira (18.05), para protocolar escolas e creches no Ministério da Educação (MEC) e cumprir outras agendas.
A ideia de José Carlos é criar o período integral na rede municipal em todo primeiro ciclo. “Já universalizamos a educação infantil, faltam poucas creches, e agora vamos investir no ensino fundamental”, informou. “Agradeço o apoio que o senador Wellington tem dado para nós. Ele é um grande articular e tem nos ajudado muito”, disse.
Natural de Rondonópolis, Wellington Fagundes trabalha para que a cidade se desenvolva e aumente a qualidade de vida de seus moradores. Ele atua em diversas frentes pela educação do município, com ações direcionadas, em especial, ao Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Segundo o parlamentar, investir em educação é garantir o futuro das próximas gerações e a saúde da economia municipal. “Temos de pensar desde a educação infantil até o ensino superior”, salientou. “E, nesse sentido, pensarmos que uma boa educação pode alavancar riquezas futuras, pois conhecimento é uma forte moeda econômica”, garantiu.
PIB de Rondonópolis
A participação de Rondonópolis no PIB brasileiro avançou entre 2019 e 2020, saindo da 100ª para a 90ª posição. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana.
No período, segundo o levantamento, o PIB de Rondonópolis no país passou de 0,15% para 0,17%. As riquezas produzidas pelo município, em 2020, somaram cerca de R$ 12,8 bilhões, com destaque para os setores de indústria, serviço e setor público.
Outras agendas
Ao lado do senador Wellington Fagundes, José Carlos esteve na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) para tratar da liberação de recursos para Rondonópolis. Além disso, o prefeito cumpriu agenda no Ministério da Previdência Social.