DestaqueNotícias

FAGUNDES CELEBRA AVANÇO DA BR-242 COM TRAÇADO APROVADO PELO IBAMA

Proposta foi construída com diálogo e respeito às comunidades indígenas

O trabalho do senador Wellington Fagundes (PL-MT) pela viabilização do novo traçado da BR-242 em Mato Grosso acaba de conquistar mais um avanço decisivo. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou, nesta quinta-feira (14/08), o aceite da chamada “Alternativa 6”, desenhada com base nas demandas dos povos indígenas e da Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX).

A decisão abre caminho para a continuidade do licenciamento ambiental da rodovia, fundamental para o escoamento da produção agrícola do estado.

“É mais uma vitória construída com muito diálogo, articulação e respeito às comunidades tradicionais. O novo traçado representa desenvolvimento com responsabilidade, e vamos continuar cobrando agilidade para que essa obra saia do papel”, afirmou o senador, que preside a Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi).

A Alternativa 6 propõe um traçado que utiliza vias já existentes e se afasta de áreas sagradas, como a gruta Kamukuwaká, respeitando a consulta prévia às comunidades indígenas, conforme prevê a legislação. O Ibama determinou que o DNIT apresente informações complementares, como novos levantamentos de campo, atualização do EIA/RIMA e reavaliação dos critérios técnicos utilizados na comparação entre as alternativas.

O trabalho de articulação para esse resultado vem desde 2023 e teve um momento-chave em março de 2024, quando o novo traçado foi oficialmente apresentado ao senador por técnicos do DNIT e representantes da ATIX. Na ocasião, Fagundes reforçou seu compromisso em defender a proposta junto aos órgãos federais.

Com a aprovação do novo traçado, o DNIT está autorizado a revisar os estudos ambientais e realizar os levantamentos exigidos pelo Ibama. Essa etapa é essencial para a liberação da Licença Prévia, que permitirá o desenvolvimento do projeto executivo da obra. Na sequência, será necessário obter também a Licença de Instalação — última fase antes do início da pavimentação.

Agora, o senador articula nova agenda em Brasília, para cobrar agilidade na entrega dos estudos complementares e a definição de prazos para a próxima vistoria técnica.

“Falei há pouco no Ministério dos Transportes e marcamos uma reunião junto ao Ibama e DNIT para alinharmos essas ações antes de uma visita no local”, afirmou Wellington.

Com o posicionamento favorável do órgão ambiental, o projeto entra em fase decisiva, aproximando ainda mais a região do sonho de ver a BR-242 totalmente pavimentada, ligando o Médio Araguaia ao restante do estado com segurança e eficiência. “Ainda temos muitos passos pela frente, mas vamos seguir cobrando e acompanhando de perto. Essa é uma conquista importante, fruto de trabalho sério, técnico e respeitoso — e vamos continuar firmes para que a obra avance com responsabilidade ambiental”, concluiu Fagundes.