A capacidade de deslocamento do brasileiro está reduzida, seja ela de forma coletiva ou individual. É um desafio diagnosticado há décadas no Brasil e que vem se agravando desde a pandemia da covid-19. O tema é caro a milhares de brasileiros e por isso será foco de atuação da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) no Quadriênio 2023-2027.
Neste contexto, a Câmara Temática de Mobilidade Urbana da Frente Parlamentar promoveu, na quarta-feira (21/06), reunião virtual com especialistas que compõem o Fórum ‘Mova-se’ de Mobilidade Urbana. O encontro contou com a participação do presidente da Frenlogi, senador Wellington Fagundes (PL/MT), do deputado Rubens Otoni (PT/GO), que coordena a CT de Mobilidade, do ex-deputado Barbosa Neto; do diretor de relações governamentais da Frente Parlamentar, Edinho Bez e o assessor técnico, Mauro Barbosa.
Para o deputado Rubens Otoni, contar com a contribuição técnica de especialistas é fundamental para uma atuação assertiva do tema no Congresso e nas comissões. “Com a retomada do Marco Legal da Mobilidade Urbana e os mais de 1.500 projetos e matérias que tramitam Congresso Nacional envolvendo o tema de mobilidade urbana, a Frenlogi abre espaço para um grupo de trabalho que contará com a valorosa contribuição dos mais de 200 integrantes do Mova-se”, ponderou o parlamentar.
Segundo o presidente da Frenlogi, senador Wellington Fagundes, o tema mobilidade é muito importante em todos os aspectos, desde o funcionamento da cidade até o transporte do cidadão. “Tratar sobre esse tema é essencial para que possamos encontrar soluções inteligentes e inovadoras para o bom funcionamento das cidades e para o bem-estar dos cidadãos.”
Parcerias
De acordo com Barbosa Neto, a intenção do grupo de trabalho é somar forças à Frenlogi, juntamente com o Instituto Brasil de Logística (IBL) e outras entidades do setor de mobilidade do país. “Atuaremos focados e orientados por especialistas, buscando as soluções tangíveis para os desafios que comprometem a capacidade de ir e vir do brasileiro”, ressaltou.
O subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte do Governo do Estado de Goiás e membro do Mova-se – Fórum de Mobilidade, Miguel Pricinote destaca que é fundamental somar esforços para tratar sobre o tema. “Creio que será uma rica troca e poderemos avançar nas tratativas do tema ao promover a conscientização sobre soluções e cases de sucesso de mobilidade urbana que impacta diretamente na qualidade de vida nas cidades”.