Estrutura conta com efetivo e barcos para atender a 2 municípios
Vinte e cinco municípios da região Norte de Mato Grosso serão diretamente atendidos pela Agência da Marinha inaugurada, nesta quarta-feira (20.04), em Sinop. Pelo menos 20 militares, entre praças e oficiais, além de três embarcações, devem realizar o trabalho de manter a segurança em rios e lagos da região, realizar fiscalização da pesca e de atividades esportivas e de lazer, além da emissão de carteiras de navegação. A Agência da Capitania dos Portos recebeu investimentos de R$ 1,9 milhão e foi construída em área cedida pela prefeitura.
O almirante de Esquadra e comandante de Operações Navais, Marcos Sampaio Olsen, explicou que esta é a primeira agência da Marinha em toda a região Norte e a intenção é a expansão por todas as regiões de Mato Grosso. Segundo ele, o Norte de Mato Grosso registra grande demanda já que possui uma extensa rede hidroviária.
O senador Wellington Fagundes (PL-MT), que foi relator do orçamento do Ministério da Defesa, lembra o papel da Marinha na área de pesquisa e cita a base da Antártida, onde pesquisadores atuam há vários anos. “São pesquisas que têm valor para todo o Brasil e queremos que a unidade de Sinop também atue dessa forma”, disse.
Ele também ressaltou o trabalho da Marinha no combate aos incêndios no pantanal em 2020 e o trabalho social realizado, como é o caso do atendimento médico e odontológico a famílias ribeirinhas em vários municípios de Mato Grosso.
O capitão Vinicius Oliveira Celestino, que comanda a agência, afirmou que um dos trabalhos prevê cursos de treinamento para piloteiros, com provas práticas e emissão de carteiras profissionais.
Para o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, a presença da Marinha será fundamental e citou o caso do rio Teles Pires, bastante frequentado por pescadores e pessoas que buscam lazer.