DestaqueMato GrossoNotícias

Prefeitos do Mato Grosso participam de Marcha em Brasília

Prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, vereadores e gestores municipais participaram da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Durante o evento, eles se reuniram com o senador Wellington Fagundes para tratar de pautas relacionadas aos municípios mato-grossenses.

Ascom/CNM

Senador discursa durante Marcha

Um dos pedidos realizado diz respeito à liberação de emendas parlamentares e de bancada. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, disse que os parlamentares se esforçam para atender todos os 141 municípios do Mato Grosso. “É um esforço conjunto dos parlamentares na distribuição dos recursos às prefeituras”, ressaltou.

Wellington Fagundes, por sua vez, lembrou de seu trabalho para aprovação do projeto que se tornou a Lei Complementar 176/2020. Por meio dela, a União repassará aos Estados e Municípios, de 2020 até 2037, o montante de R$ 58 bilhões referentes ao Fundo de Compensação de Exportação da Lei Kandir.

O Mato Grosso é um dos mais contemplados pela medida. O estado e seus 141 municípios receberão, juntos, um total de aproximadamente R$ 8 bilhões ao fim desse período. “São recursos livre de carimbos que podem ser utilizados da forma como a prefeitura desejar”, explicou o senador.

Atendimento na AMM

Neurilan Fraga sugeriu ao senador que realize atendimento na sede da AMM, em Cuiabá. Assim, segundo ele, o contato seria mais frequente e isso poderia agilizar na resolução de problemas que necessitam da intervenção do parlamentar. “Vir a Brasília pleitear uma demanda e muito caro para as prefeituras”, justificou.

Wellington Fagundes disse ter gostado da ideia e pediu para ver uma maneira de viabilizar os encontros. “A AMM é uma no Brasil em termos de organização, trabalho e participação nas agendas voltadas aos municípios”, concluiu.