O senador Wellington Fagundes (PL-MT) celebrou o resultado positivo conquistado pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), após avaliação de Recredenciamento Institucional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
A universidade alcançou a nota de 4,42, da máxima 5, refletindo o progresso e o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o desenvolvimento da região. Fagundes destacou o impacto positivo desse resultado para a educação em Mato Grosso e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das universidades públicas no estado. “Essa nota é uma conquista não apenas para a UFR, mas para toda a nossa comunidade acadêmica e local. Isso mostra que, com dedicação e apoio, podemos oferecer uma educação de qualidade e transformar a realidade da nossa região”, ressaltou o senador, que foi o principal articulador do desmembramento da UFR no ano de 2018.
A visita técnica do MEC foi incluída como parte de uma avaliação rigorosa, levando em consideração diversos aspectos da instituição, como a infraestrutura, a capacitação do corpo docente, os projetos de pesquisa e a integração com a comunidade local. A nota de 4,42 é considerada um indicador de excelência, colocando a Universidade entre as instituições de destaque no cenário nacional.
“Foram cinco eixos avaliados e o que obtivemos mais nota foi o eixo da infraestrutura. Graças aos recursos que vieram da bancada federal de Mato Grosso, em especial os recursos do senador Wellington Fagundes, nós conseguimos concluir importantes obras nesses últimos cinco anos. Espero continuar com esta parceria para atingirmos a nota máxima de 5, na próxima avaliação”, afirma Analy Polizel, reitora da UFR.
O senador Wellington Fagundes, que se destacou pela defesa e apoio ao setor educacional, aproveitou a oportunidade para reiterar a importância de garantir mais investimentos para o ensino superior, especialmente para universidades em regiões estratégicas e mais remotas, como o interior de Mato Grosso.
“É fundamental que continuemos lutando por recursos e políticas públicas que garantam o crescimento e a modernização de nossas universidades. A UFR é um exemplo claro de que, com investimentos certos, podemos proporcionar educação de qualidade e estimular o desenvolvimento econômico e social. Com a ampliação do campus, não temos dúvida de que poderemos investir muito em pesquisa, para que toda comunidade se beneficie também”, concluiu o senador.