Em audiência pública realizada na Comissão de Educação do Senado Federal, nesta terça-feira, 2, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) questionou o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre a possibilidade da abertura de novos cursos de Medicina em Mato Grosso.
O parlamentar relatou a preocupação de diversos profissionais de saúde e estudantes do Estado em relação à qualidade dos cursos oferecidos na região, além do número insuficiente de vagas para a formação de novos médicos. “Acredito que essa questão da qualidade dos cursos é uma definição que a política de governo tem que fazer, pois cada Estado tem sua realidade”, afirmou Fagundes.
Segundo o senador, o Governo de Mato Grosso segue com uma política de saúde e de educação muito alinhada. “Estamos construindo quatro grandes hospitais regionais e eles, com certeza, servirão de hospitais escola em cidades como Alta Floresta, Juína, Confresa e também Tangará da Serra”, explicou.
O ministro da Educação respondeu aos questionamentos afirmando que o governo federal tem trabalhado em parceria com as instituições de ensino para garantir a qualidade dos cursos de medicina em todo o país. Santana também mencionou que, recentemente, foram autorizadas novas vagas para a formação de médicos em Mato Grosso, mas reconheceu que ainda há muito a ser feito para melhorar a situação.
A audiência pública foi acompanhada por representantes de entidades médicas, professores e pesquisadores da área de saúde, além de outras autoridades políticas. Todos eles destacaram a importância de investir na formação de novos médicos e garantir a qualidade do ensino em todo o país.