Pronunciamentos

Festival Sesi de Robótica 2023

Senhor presidente,
senhoras e senhores senadores

Gostaria de relatar, aqui, minha visita ontem ao quinto Festival Sesi de Robótica, um evento importante organizado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, aqui em Brasília. Fiquei muito feliz com o que vi. Ao lado do meu amigo, vice-reitor do Instituto Federal do Mato Grosso, Cristovam Albano da Silva, passei por dezenas de estandes, onde nos eram apresentados projetos de variadas temáticas desenvolvidos por crianças e jovens de todo Brasil.

Visitei os espaços das equipes do meu estado. Mato Grosso tem competidores em diversas categorias, com projetos robóticos desenvolvidos nas áreas social e de inovação. É, claro, que desde já, estou na torcida para que consigamos sair com um dos troféus em mãos.

Vale ressaltar, meus colegas senadores e senadoras, que essa busca pelo melhoramento da educação e a oferta de novas tecnologias devem ser constantes em nossa sociedade. Um festival como esse é combustível para nossas crianças e jovens. A CNI está de parabéns, pois tem incentivado conhecimento de maneira permanente. Vale lembrar que essa quinta edição conta com mais de dois mil participantes. E eu quero agradecer à equipe da CNI que me acolheu e guiou durante minha estada por lá.

  • Gisele Fonseca e Ana Maria Raposo – as guias da visita
  • Anna Henriqueta – Diretoria de Relações Institucionais
  • Ana Paula de Azevedo – Gerente de Articulação no Senado
  • Antônio Karp – assessor da Gerência de Articulação no Senado

Aproveito a oportunidade para lembrar que, nesta semana, cheguei de uma viagem em missão oficial desta Casa a Portugal e Noruega. Por lá, discutimos vários acordos de cooperação envolvendo instituições

de ensino de Mato Grosso e o Governo do Estado para intercâmbio de alunos, professores e técnicos. Nossa ideia é possibilitar a criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada voltada para o agronegócio, desde a agricultura familiar, até o grande produtor rural.

Em toda essa viagem, estive acompanhado do reitor Júlio César dos Santos e pró-reitores do Instituto Federal de Mato Grosso, além do secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Alan Kardec, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso, Marcos Fernandes.

Tenho certeza de que futuras parcerias entre esses países europeus e nosso Brasil, em especial o meu Mato Grosso, vão possibilitar o desenvolvimento de projetos importantes em nossa região.

Mas, quero aqui lembrar que várias dessas parcerias já existem. Vários alunos e professores mato-grossenses estão interagindo com a Universidade da Beira Interior, de Portugal. E isso é muito positivo, pois nos leva a uma nova realidade que possibilita uma economia mais pujante para nosso Estado.

Vejo, também, como muito meritório o fato do Senado Federal, por meio do meu mandato, contribuir para o avanço da educação, da ciência e da tecnologia em todo o Brasil. Com certeza, os resultados que estão por vir serão muito positivos para nossa juventude.

E, para finalizar, repito: estou na torcida para que o Mato Grosso saia vitorioso desse quinto Festival de Robótica da CNI.

Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.