DestaqueEducaçãoNotícias

Comissão de Educação acata emenda de Wellington Fagundes, que cria cargos para novas universidades federais

O Senado Federal começou a discutir nesta terça feira (14/11), em comissões permanentes, as emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024. Na Comissão de Educação, com relatoria do senador Esperidião Amim (PP/SC), foi acatada a emenda do senador Wellington Fagundes (PL/MT), que destina recursos para o provimento de cargos efetivos para universidades federais criadas nos últimos anos.

Segundo Wellington, a emenda vai garantir que as universidades tenham os recursos humanos necessários para funcionar de maneira adequada, já que atualmente muitas das novas universidades estão trabalhando com um quadro de funcionários reduzido, o que dificulta o seu funcionamento.

“A minha emenda é exatamente para criar novos cargos às novíssimas universidades federais do Brasil. Essa é uma vitória para a educação superior, pois com a criação desses cargos, polos de ensino poderão oferecer qualidade aos jovens brasileiros”, afirmou Wellington, ressaltando a importância dessa emenda, também, para a Universidade de Rondonópolis, localizada em sua cidade natal.

 

Os recursos serão destinados para a criação de cargos efetivos nas seguintes universidades:

  • Universidade Federal de Catalão (UFCAT), em Goiás;
  • Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí;
  • Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso;
  • Universidade Federal de Jataí (UFJ), em Goiás;
  • Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE);
  • Universidade Federal do Norte de Tocantins (UFNT).

Após serem aprovadas na Comissão de Educação, as emendas seguem para apreciação na Comissão Mista do Orçamento.