DestaqueEducaçãoMato GrossoNotíciasVideo

Wellington é homenageado em solenidade dos 80 anos do IFMT São Vicente

O senador Wellington Fagundes (PL) foi homenageado, na noite desta segunda-feira (17.04), durante sessão solene realizada em comemoração aos 80 anos de fundação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) São Vicente. O parlamentar foi aluno da instituição, considerada a maior escola agrícola do Brasil. O evento, realizado na Assembleia Legislativa do MT, foi presidido pelo deputado estadual Max Russi.

AscomGabinete

Com o ex-senador Cidinho Santos (E) e o deputado Max Russi

Durante a homenagem, o senador destacou o relevante papel da escola, responsável pela formação de milhares de profissionais que atuam na agricultura. “A Escola Agrotécnica Federal contribuiu muito para o desenvolvimento de Mato Grosso, com o ensino, a pesquisa, com pessoas ilustres que por lá passaram e eu quero aqui, em memória, homenagear o meu colega, médico veterinário, Jonas Pinheiro, que foi um aluno brilhante da escola”.

Wellington Fagundes salientou que, como ex-aluno e hoje senador, tem trabalhado no fortalecimento do ensino profissionalizante, com a viabilização de diversas melhorias, seja no Campus São Vicente, seja nas demais unidades do IFMT.

Uma destas realizações foi inaugurada em outubro do ano passado. Trata-se do novo laboratório de inseminação artificial de suínos. O projeto inclui melhoramento genético da raça suína, agregando qualidade ao produto. Além disso, é nova atividade para os estudantes, que ganham conhecimento nessa área. O projeto tem apoio da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

Além do laboratório, os estudantes do IFMT ganharam um novo alojamento e um laboratório de exames escolares para atendimento em Enfermagem e Medicina para os 600 estudantes da unidade.

Ao final do evento, o senador agradeceu a homenagem e parabenizou a Assembleia pelo reconhecimento dado ao IFMT São Vicente. “O Legislativo cumpre seu papel ao reconhecer a força da escola e também todo o seu histórico. Com a homenagem, a Mesa Diretora, os deputados Max Russi, Eduardo Botelho e Janaina Riva, contemplam a história de Mato Grosso e isso servirá de estímulo para que todos os profissionais possam continuar nessa luta, no lema da escola que é ‘aprender fazendo’”.

Na sessão, foram entregues moções de aplausos e títulos de cidadão mato-grossense a profissionais da ativa e aposentados, gestores, autoridades e ex-alunos da instituição, totalizando mais de 120 pessoas agraciadas com as homenagens.

>> Veja vídeo sobre a homenagem: