As obras de duplicação da BR-163/364/MT avançaram neste ano em Mato Grosso e chegaram a 85% de execução entre Cuiabá e Rondonópolis
A entrega da nova Unidade Operacional (UOP) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a liberação de 12 km de pista nova em concreto confirmam o avanço das obras de duplicação da BR-163/364/MT, que chegaram a 85% de conclusão neste ano.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou a nova unidade da PRF e liberou mais 12 km de pista duplicada nesta segunda-feira (16) pela manhã, na nova edificação da PRF, na saída de Cuiabá para Rondonópolis, no km 388 da BR-364/MT. A liberação da pista duplicada é do Distrito Industrial (em frente ao Hotel Pantanal) até o novo posto da PRF.
De acordo com o superintendente do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, a nova Unidade Operacional da PRF vai proporcionar melhor estrutura aos policias rodoviários federais e consequentemente, para a sociedade. Também destacou o avanço das obras de duplicação da BR-163/364/MT, onde no próximo ano, será entregue o contorno de Juscimeira e de São Pedro da Cipa.
“Essa unidade conta com nova edificação e com nova estrutura metálica de cobertura das pistas. Também possui maior estrutura para os grupos especiais da PRF, além de espaço para receber outras instituições como o DNIT, que sempre trabalha em parceria com a PRF. Além dessa importante entrega, também liberamos mais 12 km de pista duplicada do Distrito Industrial até o posto da PRF. Essa liberação é muito importante para as pessoas que trabalham ou vivem no Distrito Industrial e para os motoristas que trafegam diariamente na região. E vai garantir que a população viaje de Cuiabá até Jaciara e de Juscimeira até Rondonópolis em pista duplicada, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego”, explicou.
Orlando agradeceu o apoio da direção do DNIT em Brasília e do Ministério de Infraestrutura, além da bancada federal de Mato Grosso. “Muitos já levaram de 5h a 6h no trajeto Cuiabá a Rondonópolis. Hoje, a realidade já é bem diferente, é possível fazer esse trecho em 2h20 3h, com grande parte do trecho duplicado”, comentou o superintendente do DNIT em Mato Grosso.
O senador da República Wellington Fagundes lembrou que a obra de duplicação da BR-163/364/MT é fundamental para Mato Grosso. “Hoje é importante lembrar daqueles que perderam a vida neste trecho de Rondonópolis até Cuiabá. Este era o trecho de maior número de acidentes frontais no Brasil, o que representava em perda da vida ou sequela muito grande. Por isso, a nossa luta para a duplicação dessa rodovia federal, que está sendo executada e já chegou a 85% de conclusão. Já a entrega da unidade da PRF também marca o começo do trabalho integrado da segurança pública, que é muito importante para a população mato-grossense e amanhã (17) vou reunir com o Ministro da Justiça Sergio Moro para tratar sobre o assunto”, revelou.
Para o superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, uma nova Polícia Federal está por vir, seguindo o planejamento que está sendo executado.
“As 23 unidades do Estado serão neste modelo, com essa mesma estrutura que está aqui, em um projeto elaborado pela PRF e executado nesta unidade pelo DNIT, com cobertura e instalações adequadas. Também estamos integrando a fiscalização com todas as policias, em cada unidade, sendo uma mini superintendência, também recebendo outras instituições, apoiando nas fiscalizações inerentes de cada instituição”, explicou.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, agradeceu a união de forças em prol da Capital de Mato Grosso, lembrou dos 300 anos celebrados no último mês de abril e que este é mais um momento de glória nas comemorações do tricentenário.
“É uma obra importantíssima para a segurança e desenvolvimento econômico social. Vivemos o momento de euforia dos 300 anos, de entregas e realizações. A união dos poderes e instituições levam os sonhos adiante. Por muitos e muitos anos, fomos uma cidade isolada do resto do país. Celebramos o salto do desenvolvimento e a importância dessa rodovia federal que leva a produção desse grande Estado, celeiro do Brasil e das américas. Essa duplicação é fundamental para o Estado, ao lembrarmos de quantas vidas já se perderam nessa rodovia”, avaliou.
Também participaram da cerimônia, o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o presidente da Câmara de Cuiabá, Misael Galvão, os vereadores por Cuiabá, Vinícius Hugueney, Chico 2000, Orivaldo da Farmácia, o presidente da Câmara de Santo Antônio do Leverger, Dudu Moreira, o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges Ferreira, o capitão de corveta da Marinha de Mato Grosso, Alexandre Nascimento, a presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial, Margareth Buzetti, o movimento comunitário de Cuiabá, José de Assis Guaresqui, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisval Mendes, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.
DUPLICAÇÃO
As obras são realizadas em um trecho de 200 km, com duplicação e restauração. Grande parte da via está sendo executada em pavimento de concreto, tecnologia que tem como vantagens, maior durabilidade e economia nos serviços de manutenção.
O DNIT liberou mais 12 km da duplicação da BR-163/364/MT. O trecho duplicado que será liberado vai do Distrito Industrial (Hotel Pantanal) até o novo posto da PRF. A liberação vai proporcionar mais segurança e fluidez para condutores e pedestres que trafegam no local.
As obras continuam no Distrito Industrial, onde estão sendo erguidos quatro viadutos e ampliação das ruas laterais no Distrito Industrial (principal entrada no perímetro urbano de Cuiabá).
O trecho que contempla o empreendimento tem 42,40 km de extensão, que se inicia no segmento em concreto da Serra de São Vicente até o viaduto existente no entroncamento com a Rodovia dos Imigrantes (BR-070/MT).
Hoje, a média diária nesse segmento da rodovia supera os 8 mil veículos pesados, que interferem diretamente na mobilidade urbana de Cuiabá. A previsão é de que as obras sejam concluídas neste trecho em 2020.