Mato GrossoNotícias

Senador cobra cronograma de obras do aeroporto em VG

Membro da Comissão de Infraestrutura do Senado, o senador Wellington Fagundes garante que vai acompanhar de perto o cronograma de obras de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. A concessionária Centro-Oeste Airport garante a conclusão até dezembro, quando deve iniciar o processo de internacionalização do aeroporto, antiga reivindicação de Mato Grosso, principalmente do setor de turismo.

Entre as obras, estão as adequações necessárias para comportar a Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura para o controle alfandegário e fitossanitário imprescindíveis em um aeroporto internacional.

“O que se pretende é que o aeroporto seja um hub de distribuição de voos para todo o continente, já que estamos estrategicamente localizados no centro da América do Sul”, lembra o parlamentar.

Wellington ainda citou a resolução da Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) de dezembro de 2019 que alterou as medidas dos espaços necessários para abrigar os órgãos federais para as operações de voos internacionais. Com essas novas regras, o Aeroporto Marechal Rondon se enquadra nas exigências.

Durante a apresentação do cronograma de obras pela concessionária, nesta segunda-feira (27.03), o senador lembrou da atuação da bancada federal de Mato Grosso para viabilizar o processo de concessão envolvendo quatro aeroportos no Estado (Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop). A concessão foi realizada pelo governo federal em 2019. “Envolvendo os quatro, a concessão ficou mais atrativa, já que nem todos os aeroportos têm o mesmo volume de passageiros”, explica.