Notícias

Universidade da Noruega vai contribuir com MT com tecnologia de softwares

 

Quatro servidores do Instituto Federal de Mato Grosso poderão fazer estágio na Norwegian University of Life Sciences, na Noruega. Esse é mais um resultado dos termos de cooperação que vem sendo assinados pela comitiva do IFMT, Senado Federal e governo do Estado.

O estágio dos quatro servidores será de muita utilidade para a criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada, um projeto do IFMT que tem o apoio do governo do Estado e do Senado Federal, representado pelo senador Wellington Fagundes.

“Eles estarão aprendendo as mais avançadas pesquisas”, diz o senador. E os resultados desse aprendizado serão levados, também, aos alunos do IFMT.

Norwegian University of Life Sciences é uma instituição pública de ensino superior no Sudeste da Noruega e desenvolveu, no Grupo de Robótica Agrícola, um robô autônomo chamado de “Thorvald”, além de outras tecnologias destinadas à agricultura de precisão. O grupo é liderado pelo professor Antonio Candea Leite.

As principais áreas de pesquisa do grupo, composto por cerca de 30 pesquisadores, professores e engenheiros da Faculdade de Ciências e Tecnologia (REALTEK) vão desde a semeadura de precisão autônoma até a capina e colheita. A equipe também desenvolve ferramentas e implementos agrícolas utilizados em todas as etapas da operação no campo.

Segundo o senador, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada de Mato Grosso será fundamental para desenvolver novas tecnologias aplicadas à agricultura, mas também para a indústria e serviços, atuando na inovação e novos softwares, assim como apoiar novos empreendimentos em Mato Grosso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.