Destaque

Wellington defende ramal da ferrovia em Cuiabá

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, o senador Wellington Fagundes defendeu hoje (27.11) a construção imediata do ramal da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. O trecho faz parte do projeto de expansão dos trilhos da ferrovia ligando o terminal de cargas em Rondonópolis a Lucas do Rio Verde.

“Isso é imperativo. É um projeto que faz parte da história de Cuiabá e compromisso de todos nós, representantes da sociedade”, disse.

A afirmação foi durante o evento “Diálogos Multimodais” realizado pela Prefeitura de Tangará da Serra e que reuniu representantes de vários municípios da região Sudoeste de Mato Grosso.

O senador defendeu que o ramal até Cuiabá seja priorizado pela empresa Rumo, que detém a concessão da ferrovia e, para isso, pregou a união da classe política.

Ele lembrou a atuação dele e do senador Jayme Campos junto a Assembleia Legislativa para aprovação de emenda à Constituição Federal que permitiu a concessão do trecho da ferrovia pelo governo do Estado.

“Cuiabá é o maior entroncamento de movimentação de cargas. Esse ramal é fundamental”, disse. Segundo ele, existe ainda a possibilidade de, depois de Cuiabá, outros ramais forem construídos, inclusive para Tangará da Serra. “Essa é uma luta que podemos começar agora”.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, ressaltou a importância de eventos como ‘Diálogos Multimodais” para reunir municípios que têm os mesmos interesses, principalmente o da necessidade de investimentos em infraestrutura de transportes interligando as cidades, via rodovias estaduais, a modais como a hidrovia de Cáceres (Paraguai-Paraná) e a Ferrovia Vicente Vuolo. ”A atuação do senador como presidente da Frenlogi é fundamental nesse aspecto”, disse.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, cita a Zona de Processamento de Exportação, com 94% das obras concluídas, como fator de impulsionamento da economia da região, mas que requer investimentos em logística para aumentar a capacidade de cargas e de transporte de passageiros.