“O lançamento desta obra representa o ressurgimento do modal ferroviário no país”. A avaliação é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), durante o lançamento, nesta sexta-feira (17), da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai interligar Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), num total de 383 km e investimentos de R$ 2,7 bilhões.
O senador chegou a Mara Rosa acompanhando do presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Para ele, a Fico é um grande investimento que vai alavancar a produção agrícola na região do Araguaia, em Mato Grosso, ao fazer a ligação pela Ferrovia Norte-Sul ao porto de Itaqui, no Maranhão, e ao Porto de Santos, em São Paulo.
Futuramente, a ferrovia vai se interligar também com o litoral da Bahia por meio da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste).
Agronegócio
“Quando todo esse sistema estiver interligado, essas ferrovias – juntas – irão impulsionar o agronegócio no Brasil”, prevê.
Já o presidente Jair Bolsonaro ressaltou a importância do modal ferroviário para a geração de emprego e desenvolvimento no interior do país.
Segundo dados da Vale, empresa responsável pela obra, o empreendimento deve gerar 116 mil empregos.