Wellington e Fávaro defendem a Universidade  Federal do Norte, em Sinop

Wellington e Fávaro defendem a Universidade Federal do Norte, em Sinop

Uma grande discussão envolvendo toda a sociedade deve anteceder a criação de uma nova universidade federal em Mato Grosso – desta vez, na região Norte de Mato Grosso. A proposta foi apresentada pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Carlos Fávaro (PSD) durante reunião, nesta segunda-feira (30) em Sinop.

A nova universidade seria um desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso, que possui campus em Sinop. “Mas não pode ser uma universidade como outra qualquer. Tem que ser vocacionada para o desenvolvimento econômico e social da região”, disse.

Sinalização

Segundo ele, o assunto já foi levado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao presidente Jair Bolsonaro. “Tive sinalização positiva de ambos, garante.

Relator do orçamento do governo federal para a área da Educação, Fagundes ressalta a importância da criação de novas universidades como fator de desenvolvimento do Estado e da Nação. Para ele, uma nova instituição de ensino é uma oportunidade de geração de emprego, formação de mão-de-obra e atração de novas empresas. “Mas é preciso envolver toda a sociedade, criar uma grande discussão, para definir qual é a universidade que se quer para o Norte de Mato Grosso”, disse.

Momento

O senador Carlos Fávaro (PSD) lembrou os projetos de implantação de novas ferrovias e investimentos a serem feitos na BR-163 como fatores que devem impulsionar o desenvolvimento da região. “Este é um momento muito propício para investir na Educação, na qualificação da mão-de-obra”, disse.

Tanto a Câmara dos Deputados, quanto o Senado Federal, tem projetos que visam a criação de novas universidades em Mato Grosso: no Norte de Mato Grosso e na região do Araguaia.

Participam do encontro o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, reitor da UFMT professor Evandro Soares da Silva,  pró-reitor da UFMT campus de Sinop Fábio José Lourenço, reitora da Universidade Federal de Rondonópolis Analy Polizel, senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, deputado federal Juarez Costa, deputado estadual Dilmar Dal Bosco, vice-presidente do Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental e prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, presidente da União das Entidades de Sinop, Carlos Henrique Fonseca, prefeitos e vereadores da região.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?