Notícias

Wellington Fagundes quer fortalecer pesquisa clínica contra o câncer em Mato Grosso, com participação da UFR

O senador Wellington Fagundes (PL/MT) participou, na sexta-feira (23/08),  de uma reunião com o vice-reitor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Renato Nataniel Wasques, e representantes do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI), para tratar sobre a Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica. O programa, idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer, está comprometido com o avanço da pesquisa clínica no país, com foco em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e instituições filantrópicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A reunião aconteceu na UFR, onde os representantes do BCRI realizaram uma apresentação detalhada do programa para o senador e para o vice-reitor. Na ocasião, também foi avaliada a infraestrutura existente para a implementação do projeto na Universidade, que possui interesse em participar do programa. A proposta, segundo o senador, é que essa integração promova o desenvolvimento científico, permitindo que a população tenha acesso a tratamentos de ponta no combate ao câncer, além de fortalecer a Universidade e toda a região.

“Parcerias sólidas como essa, além de fortalecerem o papel da UFR, trazem uma tecnologia avançada e novas oportunidades de tratamento para o câncer em Mato Grosso. Estamos trabalhando pela qualidade de vida da população, e para isso é importante promover o desenvolvimento da pesquisa clínica”, declarou Fagundes.

Segundo Ana Maria Drummond, diretora do Instituto Vencer o Câncer, “a expansão da Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica é um compromisso do Instituto, para impulsionar a implementação de novos centros de pesquisa, capacitar os profissionais de saúde e promover estudos inovadores para pacientes de todas as regiões do país, contribuindo para o acesso à saúde de qualidade no Brasil

Para o vice-reitor, a parceria vai contribuir de forma significativa para o avanço da medicina no combate ao câncer.

“A UFR tem toda condição e interesse em implementar esse projeto tão importante para o nosso estado”, afirmou Renato.

A diretora de Operações de Ensino e Pesquisa da BCRI, Lilian Mazza Barbosa, destacou a importância dessa iniciativa, ressaltando a deficiência regional que Mato Grosso possui em pesquisa clínica e o impacto positivo que a parceria pode trazer para a saúde da população.

A reunião também contou com a presença de Claudineia de Araújo, Pró-reitora de Extensão; João Gabriel Guimarães, Diretor de Relações Interinstitucionais; Fábio Nobu, Secretário de Inovação; Jofran Oliveira, Secretário de Relações Internacionais; e Nina Faria, Head do Programa Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica e gerente do Instituto Vencer o Câncer. Representando a equipe do BCRI, participaram Paula Ferreira Ceccato Montalvão, Gerente de Projetos; Amanda Risnik, Gerente da Qualidade; Nathalia Lopes, Monitora de Pesquisa Sênior; Ana Carolina V. Zanata, Monitora de Pesquisa; e Maria Karolina Fernandes, Monitora de Pesquisa. Aline Freitas, Médica Oncologista da Santa Casa, também esteve presente.