Notícias

Araguaia discute projetos de desenvolvimento

Lideranças políticas e empresariais participam, nesta sexta-feira (11.10) e sábado (12.10), do Iº Encontro Regional de Municípios “Uma Agenda para o Desenvolvimento”, que será realizado em São Félix do Araguaia. A intenção é discutir projetos de desenvolvimento para a região, que incluem investimentos em infraestrutura de transportes e de expansão da atividade econômica.

A programação inclui palestras da Confederação Nacional dos Municípios, Banco do Brasil e Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, além de painéis com a Universidade Federal de Mato Grosso e Instituto Federal de Mato Grosso.

Já no sábado, a prefeita Janailza Taveira comanda a inauguração de duas obras: a pavimentação da BR-242 na entrada da cidade e o Hospital Municipal João Abreu Luz.

O senador Wellington Fagundes, autor do requerimento na Comissão de Infraestrutura do Senado, que idealizou o encontro, destaca a importância da região Araguaia na economia estadual, com cerca de 3 milhões de hectares a serem incorporados à produção agrícola, o que deve dar um novo impulso ao desenvolvimento regional.

“Por isso, estamos discutindo investimentos em infraestrutura de transportes para viabilizar o escoamento da produção”, diz ele, que cita a conclusão das BRs 158, 242 e 080, além da Hidrovia Araguaia-Tocantins e da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). “Esses investimentos irão criar um novo polo de transporte e desenvolvimento no Estado”, diz.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, vai discutir com os prefeitos a pauta municipalista, que inclui o aumento no repasse de recursos federais, como os que devem resultar do leilão do pré-sal.

Já os diretores do Banco do Brasil e da Sudeco irão apresentar as linhas de financiamento disponíveis para a região.

Também neste final de semana, São Félix do Araguaia realiza o Iº Festival de Pesca Esportiva de Piraíba e Pirarara, que acontece no rio Araguaia.

Da assessoria

Foto: Prefeitura de São Félix do Araguaia/Divulgação