Notícias CTE

Comissão do Pantanal apresenta relatório nesta quinta

 

A Comissão Temporária Externa do Pantanal apresenta nesta quinta-feira, 10, o relatório em que aponta o resultado de 12 audiências públicas realizadas por senadores para avaliar as consequências dos incêndios registrados no bioma em 2020 e sugerir ações para que o cenário de destruição não se repita.

Criada em setembro por sugestão do senador Wellington Fagundes (PL-MT), nesses três meses, o colegiado recebeu os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, da Agricultura, Tereza Cristina, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. 

Os parlamentares também estiveram em duas visitas in-loco ao pantanal (em Poconé-MT e Corumbá-MS), onde se reuniram com vários segmentos da sociedade, como pecuaristas, agentes de turismo, pesquisadores, voluntários e brigadistas, organizações não governamentais, além de comunidades tradicionais, como indígenas, pequenos produtores e quilombolas.

Tragédia

“O que vimos foi a maior tragédia ambiental já registrada no pantanal”, avalia o presidente da CTE, senador Wellington Fagundes. “E as perspectivas não são das melhores”, diz.

Ele aponta as previsões climáticas que indicam seca severa pelos próximos quatro a cinco anos. “Mas não só as questões climáticas que devem ser levadas em consideração. Existem outros fatores que contribuíram para a tragédia registrada este ano”, conta.

Incêndios

Os dados indicam que pelo menos 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas. “Além das perdas da fauna e flora, duas vidas humanas se perderam”, lembra, ao citar os acidentes com helicópteros que vitimaram os pilotos.

Estatuto

Ele lembra que, além do diagnóstico feito pela comissão e medidas sugeridas ao governo federal e estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a comissão atuou na elaboração do Estatuto do Pantanal, que vai contemplar objetivos, princípios e diretrizes gerais para promover o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase nas características do bioma e nos anseios do povo pantaneiro, proporcionando o reconhecimento do valor da biodiversidade desse bioma para as futuras gerações.

O relatório, elaborado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) deve ser apresentado a partir das 13h00 (horário MT) e será votado pelos membros titulares: senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Carlos Fávaro – de Mato Grosso; Nelsinho Trad, Simone Tebet e Soraya Thronicke.